Aparelhos Ortodônticos
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, onde os mais conhecidos são os aparelhos removíveis (móveis) e os aparelhos fixos.
Os aparelhos removíveis geralmente são utilizados na ortodontia preventiva ( impede que um problema se instale), interceptativa (corrige pequenos problemas no seu início, evitando que o mesmo se agrave ) e na ortopedia funcional ( trabalha o correto posicionamento das bases ósseas ).
Os aparelhos fixos são aqueles onde existem os braquetes ( pequenas peças de aço ou porcelana), que são colados aos dentes e as bandas, que são pequenos anéis metálicos que são fixados ao redor dos dentes posteriores.
Os fios ortodônticos são os responsáveis pela ativação dos aparelhos, uma vez que são passados por todos os braquetes e assim, exercem sua força para movimentação dos dentes.
Existe uma grande variedade de fios ortodônticos, desde fios de aço, aço trançados, redondos, quadrados, retangulares, fios de niquel-titânio e fios termo-ativados. Cada fio é usado em uma fase específica do tratamento.
Após a instalação de qualquer aparelho, seja removível ou fixo, o paciente deverá passar por um período de adaptação, que varia de acordo com o problema apresentado e com a idade do paciente. Neste período, que pode variar entre 2 a 7 dias, o paciente irá sentir um certa pressão sobre os dentes, o que irá acarretar em pequena sensibilidade, devido às alterações celulares que ocorrem nas regiões subjacentes à raiz dental e no ligamento periodontal necessárias para que ocorra a movimentação dentária. Esta sensibilidade normalmente é bem suportável pelos pacientes, mas pode ser tranquilamente controlada com uma medicação à base de analgésicos receitados pelo ortodontista.